Perguntas Mais Frequentes / Ajuda


Secção Livros Electrónicos (eBooks)

  1. Questões Gerais
    1. Que é um eBook (Livro digital)?
    2. Quais são as vantagens de eBooks?
    3. Que significa Gestão de Direitos Digitais (DRM)? Que é proteção contra cópias?

  2. Como baixar os eBooks?
    1. Informações Gerais sobre Adobe Digital Editions
    2. Configuração de Adobe Digital Editions
      1. Aquisição da Adobe-ID
      2. Instalação de Adobe Digital Editions no seu Computador/Portátil
      3. Autorização do seu PC/MAC com o Adobe-ID
    3. Informações sobre os descarregamentos
      1. Posso baixar novamente?
      2. Posso fazer cópias de segurança dos meus eBook?
      3. Onde encontram-se os meus ficheiros dos eBooks?

  3. Perguntas sobre requisitos de hardware e de sistema
    1. Dispositivos para Reprodução dos eBooks com Adobe DRM
    2. Como posso transferir os meus eBooks para os meus dispositivos móveis?
      1. Baixar o eBook novamente
      2. Transferência de eBooks para dispositivos Android
      3. Transferência de eBooks para dispositivo iPad/iPhone/iPod
      4. Transferência de eBooks por e-mail
    3. Posso ler os meus livros simultaneamente em dispositivos diferentes?
    4. Preciso de estar online para ler os meus eBooks?

  4. Questões relacionadas com a compra dos eBooks
    1. Como posso procurar por eBooks?
    2. Como posso pagar a minha encomenda de eBooks?
    3. Quando o eBook é disponível depois da compra?
    4. Onde posso ver as minhas encomendas dos eBooks?
    5. Posso comprar um eBook também para uma outra pessoa?

I. Questões Gerais


1. Que é um eBook (Livro digital)?

Um eBook é um livro electrônico na forma de um arquivo digital que pode ser lido em dispositivos digitais tais como computadores, tablets ou smartphones. No âmbito de apresentação os eBooks são semelhante às edições impressas. Em alguns casos, no entanto, o conteúdo adicional é adicionado, tal como elemento de áudio ou vídeo.

2. Quais são as vantagens de eBooks?

eBooks estão disponíveis imediatamente - desde a encomenda para o descarregamento passam só alguns momentos. Uma vantagem particular reside na função de pesquisa no conteúdo. Dentro de poucos segundos você vai encontrar uma determinada palavra ou frase em todo o documento. Uma outra vantagem é o preço. Em geral os eBooks são mais baratos do que os exemplares físicos. E por último mas não menos importante, você pode levar com seu dispositivo móvel toda a sua biblioteca dos seus eBooks que ficam disponíveis em todos os momentos.

3. Que significa Gestão de Direitos Digitais (DRM)? Que é proteção contra cópias?

DRM significa Digital Rights Management (Gestão de Direitos Digitais). O DRM permite que os editores através da personalização de livros garantem assegurar o seu conteúdo com direitos de autores e de evitar a divulgação ilícita pela pirataria. Adobe DRM é uma proteção contra cópia. Esta gestão de direitos digitais é usada nas mídias digitais como por exemplo no controlo de eBooks. Ao comprar eBooks com Adobe-DRM esses livros vão ser autorizados com intransferível ID de usuário (Adobe-ID) do comprador. Por isso, é importante que você tem antes de comprar um eBook com o Adobe DRM o seu Adobe-ID pessoal. Em qualquer dispositivo (computador, portátil, tablet, smartphone etc.) com o qual o leitor quer abrir e ler os seus livros comprados, o software de leitura com o mesmo Adobe-ID deve ser autorizada. Somente quando o software de leitura e o eBook usam a mesma Adobe-ID o usuário pode aceder o eBook.


II. Como baixar os eBooks?


1. Informações Gerais sobre Adobe Digital Editions

Adobe Digital Editions (ADE) é um software para ler e administrar eBooks. Adicionalmente Adobe Digital Editions tem a função de administração de eBooks que estão protegidos com gestão de direitos digitais (DRM) e estamos a usar esse software nos nossos processos de vendas dos livros digitais. O software detecta também automaticamente os descarregamentos dos eBook. Recomendamos, portanto, para o seu computador sempre a instalação da Adobe Digital Editions antes de comprar eBooks protegidos. Adobe Digital Editions suporta os seguintes formatos de arquivo: PDF, EPUB e XHTML.

2. Configuração de Adobe Digital Editions

Passos 1 a 3 em baixo acontecem só uma vez na configuração inicial. Para outras compras o livro fica pronto a ler logo após descarregamento.

2.1. Aquisição da Adobe-ID

A aquisição da Adobe ID é grátis. ID é a abreviação em ingles para identificação (identification). A Adobe-ID caracteriza uma conta de utilizador que permite a utilização dos vários serviços da Adobe. O Adobe-ID é composto por um nome de usuário (ou seja, o seu endereço electrónico) e a senha. Para seguir o processo mais adequado é de adquirir a sua Adobe-ID antes da instalação da Adobe Digital Editions. Para isso visite a página da Adobe usando a seguinte ligação: Adobe-ID.
Em seguida, clique dentro do formulário na ligação: Ainda não é um associado? Adquira uma Adobe ID (veja em baixo). Vai se abrir um formulário que tem de preencher com a sua informação pessoal e depois tem de clicar em «INSCREVER-SE».


Siga as instruções na página de Adobe até chegando a sua conta preliminar de Adobe. Depois do registro, a Adobe irá enviar-lhe um e-mail contendo uma ligação de confirmação. A ligação para a activação é válida 72 horas e somente depois de abrir a ligação de confirmação a sua Adobe-ID é verificada e pronto para usar. A partir de agora o seu endereço electrónico indicado também é o seu Adobe-ID pessoal, com o qual pode aceder até 6 dispositivos diferentes com as suas eBooks protegidos com Adobe DRM. Por favor, não esquecer apontar a sua Adobe-ID e a senha. Certifique-se sempre usar somente este ID.

2.2. Instalação de Adobe Digital Editions no seu Computador/Portátil

Depois de criar o Adobe-ID (passo 2.1), você pode instalar o software para leitura de eBooks Adobe Digital Editions no seu PC ou Mac. Adobe Digital Editions já está disponível na versão 4. Encontre aqui ligação para baixar Adobe Digital Editions gratuitamente.


A apresentação é em língua inglesa mas a configuração do software orienta-se na língua usada na configuração do seu computador (Por exemplo se tiver a configuração do seu sistema operativo em língua portuguesa Adobe Digital Editions vai ser configurado em Português). Adobe Digital Editions está disponível para Windows e dispositivos Mac. Selecione o arquivo de instalação de acordo com o seu sistema operativo (Windows ou Mac OS X) e salvá-los em seu disco duro. Abra o arquivo baixado e segue o guia de instalação. Quando você tiver terminado a instalação, o programa abre automaticamente e você pode se familiarizar com o Adobe Digital Editions. Na biblioteca vai encontrar o eBook pré-instalado para introdução ao programa. Mas temos o livro disponível para descarregamento com a seguinte ligação: «Primeiros Passos com Adobe Digital Editions».

2.3. Autorização do seu PC/MAC com o Adobe-ID

Após a instalação do Adobe Digital Editions (passo 2.2), abra o programa e clique na «Ajuda» no menu.



Escolha a opção «Autorizar computador…» e posteriormente abre se uma janela onde tem de completar os dados com o seu Adobe-ID e a sua senha.



Resumindo tem de preencher:

  • Fornecedor do eBook: Adobe ID
  • ID da Adobe: Preencha com o seu Adobe ID (veja passo 2.1)
  • Senha: Preencha com a sua senha
Em seguida, clique em «Autorizar» para terminar o processo. A mensagem «O seu computador foi autorizado» vai ser apresentada. Você concluiu com êxito a instalação do Adobe Digital Editions e agora pode ler livros com Adobe Gestão de Direitos Digitais (DRM).

3. Informações sobre os descarregamentos 3.1. Posso baixar novamente?

Sim. Na secção «A Minha Conta – Os meus produtos descarregáveis» (veja em baixo) você pode visualizar todas as suas encomendas. Na mesma secção encontram-se as ligações para descarregamento dos seus eBooks. Cada livro que comprou pode baixar até três vezes e a última coluna indica as descargas restantes.

3.2. Posso fazer cópias de segurança dos meus eBook?

Nós não podemos garantir um tempo ilimitado para os descarregamentos de todos os eBooks. Portanto o backup regular dos seus arquivos (eBooks) ,para por exemplo um disco duro externo ou um pen drive, é fortemente recomendado. Veja também ponto 5. Onde encontram-se os meus ficheiros dos eBooks em baixo.



3.3. Onde encontram-se os meus ficheiros dos eBooks?

O arquivo do eBook que está a baixar (EPUB ou PDF) é automaticamente guardado no seu dispositivo. • PC / MAC Ao usar o software Adobe Digital Editions, os arquivos são guardados em: Documentos > My Digital Editions • Tablet, Smartphone (Android) Documentos > Digital Editions • iPhone / iPad O acesso para os ficheiros dos eBooks é possível através de iTunes.


III. Perguntas sobre requisitos de hardware e de sistema


1. Dispositivos para Reprodução dos eBooks com Adobe DRM

Encontre em baixo a lista recomendada dos dispositivos para leitura dos seus eBooks. O uso do seu Adobe-ID é obrigatório. O software deixa-se descarregar gratuitamente seguindo a ligação indicada em baixo.

N.° Dispositivo Adobe-ID necessário Software Disponibilidade do Software
1 Computer/Laptop com Windows ou Mac OS X Sim Adobe Digital Editions grátis
2 iPad Sim Adobe Digital Editions grátis
3 iPad, iPhone ou iPod touch Sim Bluefire Reader grátis
4 Tablet/Smartphone com Android Sim Bluefire Reader grátis
5 Tablet/Smartphone: Windows Phone/RT Sim OverDrive grátis
2. Como posso transferir os meus eBooks para os meus dispositivos móveis?

Depois da instalação e autorização do software mencionado acima com o seu Adobe-ID em seu dispositivo, você pode baixar eBooks directamente para seu dispositivo móvel. Este é muito conveniente especialmente durante as viagens. eBooks que você comprou no seu PC ou Mac, também podem ser transferido para o seu smartphone ou tablet.

2.1. Baixar o eBook novamente

eBooks que você comprou podem ser descarregada até três vezes e em geral sem limites do tempo. Basta fazer o login na sua conta e na secção «Os Meus Produtos Descarregáveis» pode repetir a descarga. No entanto pode haver limitações e o tempo para a descarga não pode ser ilimitado, de modo de que depois de um certo período após a compra de livros já não é possível executar a descarga novamente.

2.2. Transferência de eBooks para dispositivos Android

2.2.1. Aceda a pasta " My Digital Editions " no seu computador

  1. Adobe Digital Editions Edição Digital guarda os eBooks que ele baixa num local padrão: PC: /Documentos/My Digital Editions Mac: < seu-directório-inicial >/Documentos/Digital Editions
  2. Liga o seu dispositivo Android para o seu PC / Mac; Abra a vista de pasta do dispositivo para aceder a pasta do aplicativo BlueFire; O seguinte directório do seu dispositivo Android para navegar é: /sdcard/Bluefire/imports/
2.2.2. Copie o arquivo ePub DRM ou PDF a partir do directório My Digital Editions no seu computador para o directório Bluefire conforme acima.

2.2.3. Após a conclusão da transferência, desligue o dispositivo Android a partir do seu computador.

2.2.4. Abra o aplicativo leitor de Bluefire e clique em «Info» no canto inferior direito da janela do aplicativo.



2.2.5. Na tela de informações, você vai encontrar o botão de «Import» para transferir o eBook a partir do cartão SD do seu aparelho. Pressione o botão de importação para completar o processo de transferência e retornar para a lista de livros para verificar se transferência foi concluída.



2.3. Transferência de eBooks para dispositivo iPad/iPhone/iPod

2.3.1. Abra o iTunes e conecte o dispositivo iOS ao seu PC/Mac. Se ainda não tiver instalado o software encontre aqui a ligação: iTunes. Na navegação à esquerda escolha o seu dispositivo Apple. Clique na guia «Apps» de menu em cima.

2.3.2. Role a página para baixo e escolha na lista dos aplicativos «Bluefire» e adicione os arquivos ePub ou PDF DRM que residem em sua pasta " My Digital Editions " do seu computador

2.3.3. Depois de selecionar os arquivos, eles serão adicionados ao seu dispositivo iOS. Verifique a transferência abrindo o aplicativo «BlueFire» para ver se os livros estão na sua biblioteca.

2.4. Transferência de eBooks por e-mail

Você pode enviar por e-mail um eBook para si mesmo que pode abrir com o seu aplicativo Windows, iOS ou Android que foi anteriormente autorizada com o seu Adobe-ID. Para fazer isso, localize o arquivo do eBook no seu computador com Windows ou Apple, em seguida, incluí-lo como um anexo em seu e-mail. Envie o livro para uma conta que está associado ao dispositivo, em seguida, clique duas vezes para abrir o ficheiro. Na resultante «Abrir com» na caixa de diálogo, escolha o leitor Bluefire.

3. Posso ler os meus livros simultaneamente em dispositivos diferentes?

Sim. Você pode transferir seus eBooks adquiridos em vários dispositivos. É de certificar que um software ou aplicativo está instalado em todos os dispositivos que garante a administração de Adobe DRM. Os dispositivos têm de ser todos registados com o mesmo Adobe-ID. O DRM de Adobe permite a utilização dos eBooks em até seis dispositivos diferentes.

4. Preciso de estar online para ler os meus eBooks?

Não. Depois de ter baixado o seu ebook você também pode aceder no futuro offline. O eBook é guardado localmente no seu dispositivo.


IV. Questões relacionadas com a compra dos eBooks


1. Como posso procurar por eBooks?

Na nossa página inicial podia encontrar os livros organizados em categorias. Na secção «Actual» temos informações disponíveis sobre Novidades, Livros mais vendidos, Promoções e Recomendações. Na mesma página podia encontrar a caixa para a pesquisa onde pode inserir o seu termo de pesquisa. A partir da «Pesquisa avançada» que pode aceder através do menu no rodapé é possível procurar livros usando certos termos de pesquisa como por exemplo: Nome do título, Autor, ISBN, Editora, Ano de publicação etc. O mapa do site, a ligação encontra-se no rodapé, fornece uma informação básica sobre a estrutura da página de Internet e deixa aceder os produtos também numa forma fácil. Temos mais uma opção disponível «Termos de pesquisa». O acesso é através do menu no rodapé. Na página de Termos de pesquisa vai encontrar uma lista dos termos de pesquisa mais populares.

2. Como posso pagar a minha encomenda de eBooks?

Se você tiver os seus livros colocados no carrinho de compras, por favor faça login. Na próxima etapa, você será redirecionado para o processo de pagamento. Você tem a escolha entre várias opções de pagamento. Temos nomeadamente as seguintes formas de pagamentos:

Clientes em Angola:

  • Pagamentos com cartões de débito e crédito nos terminais de Multicaixa;
  • Pagamentos através de Internet Banking;
  • Pagamentos com Telemóvel (e-Kwanza);
  • Pagamentos no TPA com cartões de débito e crédito durante eventos de publicidade (p.ex. feiras ou apresentações específicos).
Clientes dos outros países:
  • Pagamentos com cartão de crédito;
  • Pagamentos através de PayPal;
  • Pagamentos através de Skrill;
Por favor, selecione o método de pagamento e siga para o resumo.

3. Quando o eBook é disponível depois da compra?

O seu eBook fica de imediato depois do pagamento disponível para os seguintes formas de pagamentos: Cartão de crédito, Paypal, Skrill e TPA. Para as outras formas de pagamentos o eBook fica disponível depois da confirmação da entrada do seu pagamento. Posteriormente a ligação para o descarregamento vai ser enviada por e-mail.

4. Onde posso ver as minhas encomendas dos eBooks?

Na secção Minha Conta no cabeçalho à direita você pode visualizar todas as suas encomendas. Seguindo até «Os Meus Produtos Descarregáveis» obterá uma lista completa das suas compras dos eBooks.

5. Posso comprar um eBook também para uma outra pessoa?

Os termos e condições preveem um uso exclusivamente pessoal dos eBooks que afasta também a opção de compra para uma outra pessoa.