outras imagens do produto

Indústria do Gás Natural - Fundamentos (Volume I)

Geraldo Ramos

Seja o primeiro a avaliar este produto

Disponibilidade: Disponível

18,87 US$

Data estimativa de entrega
Depende do Serviço / Veja informações de envio

Data estimativa de despacho
29/11/2017 - 01/12/2017


Sumário

Livro brochado

Detalhes

Regista-se um crescimento significativo da indústria do gás natural em Angola desde a criação da Sonangol Gás Natural (Sonagás), como objectivo de desenvolver esta indústria e os seus derivados de forma rentável e segura. A exploração e avaliação de gás natural tiveram início com o projecto Angola LNG, em 2004, para cobrir o défice de gás no mercado angolano.

Antes da criação da Sonangol Gás natural, ou seja, no período compreendido entre 1955-2004, uma boa parte do gás produzido (não-associado) era queimado, utilizado como gás de elevação (gas lift), reinjectado nos reservatórios para incrementar o índice de produtividade, e o remanescente era utilizado para combustível ou consumo residencial. É importante realçar que o gás natural não está incluído nos contratos de partilha de produção, sendo assim uma pertença do Governo angolano.

Este livro é o primeiro volume de três a serem publicados pelo autor sobre gás natural, apresentando conceitos fundamentais da indústria do gás natural, a sua história, em Angola e no mundo, a cadeia produtiva, o transporte, a comercialização, a oferta e a procura, as tecnologias, o gás natural e o meio ambiente. A matéria deste livro inclui também as preocupações que devemos ter com o gás natural, visto que tem sido umas das causas de incêndios residências em Angola.

Características do Produto

Autor Geraldo Ramos
Editora Mayamba
N.° da Edição 1
Ano de publicação 2016
Números de Páginas 152
Formato Livro
Língua Português
ISBN 9789897611063
País de origem Angola
Código 40163
Dimensão [cm] 23 x 15,5 x 1
Sobre o Autor Geraldo André Raposo Ramos, engenheiro sénior de Petróleos da Sonangol EP, é licenciado em Ciências Matemáticas e Engenharia de petróleos (2005) com mérito, mestre em Engenharia de Petróleos na especialidade de Engenharia de Reservatórios (2007) pela Universidade Tulsa, Oklahoma, Estados Unidos da América, e doutorando em Engenharia de petróleos, na especialidade de Recuperação Terciária (EOR) do Petróleo com Foco Específico em Campos Petrolíferos Angolanos pela Universidade de Aberdeen do Reino Unido. Foi admitido na Sonangol na Direcção de Produção (DPRO), no Departamento de Produção como Engenheiro Estagiário de produção em Janeiro de 2008 e, devido ao seu desempenho profissional, em 2014 foi promovido a engenheiro sénior de produção depois de ter exercido as funções de engenheiro de produção. Ainda em 2014, foi transferido para a Academia da Sonangol como monitor do curso de Introdução de Petróleos que, até ao presente, acumula com o cargo de engenheiro sénior de produção, para além de ser membro de instalação do Centro de Investigação Científica da Sonangol, entre outras funções. Foi engenheiro de Projectos em Paris (França) em 2011, num convénio entre Sonangol EP e ADC; frequentou o estágio profissional na ESSO Angola (2009-2010) e realizou vários estágios formativos de Verão na Chevron, em 2003 e 2004. É membro profissional das seguintes instituições: Sociedade dos Engenheiros de Petróleos (SPE), desde 2002; Sociedade da Exploração Geofísica (SEG, desde 2004; Ordem dos Engenheiros de Angola (OEA), desde 2013.
Categoria Engenharia » Descobre mais nessa categoria