outras imagens do produto

Um amplo movimento… Itinerário do MPLA através de documentos de Lúcio Lara - Vol. III (1963-1964)

Lúcio Lara

Seja o primeiro a avaliar este produto

Disponibilidade: Disponível

12,58 US$

Data estimativa de entrega
Depende do Serviço / Veja informações de envio

Data estimativa de despacho
27/09/2017 - 29/09/2017


Sumário

Livro - Capa mole

Detalhes

Em 1997 foi publicado por Ruth e Lúcio Lara, o primeiro volume de "Um Amplo Movimento... Itinerário do MPLA através de documentos e anotações de Lúcio Lara - (até Fev. 1961)". Para esse 1º volume, Lúcio Lara fez um enquadramento da época com alguns comentários. A ideia dos dois era continuarem a publicar progressivamente os documentos em vários volumes, abarcando assim toda a época da luta de libertação nacional. Assim iniciaram a classificação e selecção dos documentos que seriam publicados num 2º volume, abarcando os anos de 1961 a 1965.

Infelizmente, Ruth faleceu demasiado cedo e o trabalho ficou suspenso... A saúde de Lúcio Lara foi-se degradando e a sua memória - instrumento imprescindível para este trabalho - já não permitiu que o trabalho continuasse. Cada vez mais pressionados por leitores do 1º Volume, os filhos sentiram a responsabilidade de continuar essa tarefa. Foi assim que, apesar de nunca se ter interessado por História, a filha decidiu deixar o emprego por um tempo anos e envolveu-se no projecto de continuar o trabalho dos pais para a publicação de um 2º volume. Desse trabalho resultaram dois volumes (e não um) devido à quantidade de documentos, e pela mesma razão, em vez de abarcar cinco anos, apenas abarca quatro (1961-1964). É um tempo curto mas muito rico em acontecimentos relevantes para a história da luta de libertação de Angola. O enquadra­mento histórico da época foi feito pela historiadora Maria da Conceição Neto que também ajudou na escolha dos documentos publicados.

Características do Produto

Autor Lúcio Lara
Editora Lúcio Lara
N.° da Edição 1
Ano de publicação 2006
Números de Páginas 767
Formato Livro
Língua Português
ISBN n.a.
País de origem Angola
Código 80004
Dimensão [cm] 22,5 x 15,5 x 4
Sobre o Autor

Lúcio Lara nasceu no ano de 1929 no Huambo. Fez os estudos primários e parte dos secundários em Angola. Em 1947 seguiu para Portugal para os estudos universitários (Ciências Físico-Químicas). Foi ali que se embrenhou na luta nacionalista com figuras nacionalistas das colónias portuguesas, numa dinâmica que iria desembocar na formação de organizações comuns. Com Mário de Andrade, Viriato da Cruz, Eduardo Macedo dos Santos, Hugo de Menezes, Matias Miguéis, participou da estruturação do MPLA em 1960, e na decisão da passagem à luta armada. Durante a Luta de Libertação Nacional, ocupou lugares de responsabilidade político-militar, tendo pertencido às estruturas directivas do MPLA, desde o primeiro Comité Director de 1960, até à sua paulatina retirada, que culminou com a saída definitiva da vida política, em 2003.

Foi também Primeiro-Secretário da Assembleia do Povo a partir de 1981 e deputado eleito para a Assembleia Nacional em 1992. Toda a vida política de Lúcio Lara se confunde com a história e os meandros da trajectória do MPLA, e numa longa relação de amizade, fidelidade política e estreita colaboração com Agostinho Neto.. Nesse longo e muitas vezes difícil percurso, sempre contou, no espírito dos princípios que ele defendia, com a firmeza política e moral de Ruth Lara, sua esposa, e companheira de todas as lutas, falecida em 2000, e a quem se deve a iniciativa deste impressionante trabalho de organização de documentos, com o fim de deixá-los para a posteridade e a memória colectiva, tanto dos Angolanos, como de outros povos. Figura emblemática e bem conhecida da luta de Libertação Nacional em Angola, Lúcio Lara constituiu o símbolo de uma espécie, já rara, de militantismo e de entrega a um ideal político, numa vida inteira dedicada à luta por uma Angola e uma África livres e dignas. Faleceu no dia 27 de Fevereiro de 2016, em Luanda.

Categoria História de Angola » Descobre mais nessa categoria